Anúncios

domingo, 21 de agosto de 2016

O que são aqueles rastros de nuvens brancas atrás dos jatos?



Aquelas nuvens que os jatos formam, de vez em quando, são chamadas de rastros de condensação ou rastros de fumaça. Às vezes, os rastros de fumaça formam linhas finas que cruzam todo o céu. Em outras, são muito mais curtos; e há vezes que eles simplesmente nem aparecem.
O rastro de fumaça se forma porque um dos componentes de escapamento do motor a jato é a água. O combustível de jato é feito de carbono e hidrogênio. Quando o combustível queima com o oxigênio, a maior parte que escapa consiste de CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água). A água geralmente é um vapor invisível.
Estas nuvens geralmente aparecem acima dos 26 mil pés (8 mil metros) e somente se a temperatura externa estiver abaixo de −40 °C.
Quando você exala, sua respiração contém uma grande quantidade de vapor de água invisível. Pode ser que você já tenha percebido, em certos dias no inverno, que, ao exalar o ar, você forma uma fumaça de condensação. No entanto, no verão, você não vê isso acontecer. O ar frio consegue reter bem menos umidade do que o ar quente, por isso, no inverno, quando a umidade de sua respiração atinge o ar frio, ela se condensa em uma fumaça visível.
O mesmo acontece quando um motor a jato "exala". Se a temperatura, o vento e a umidade na camada superior da atmosfera forem apropriados, serão formados rastros de fumaça brancos e compridos quando a umidade no escapamento se condensar.

_______________________________________________________________________
Fonte:

http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao195.htm

https://www.google.com.br/search?q=contrails&safe=active&espv=2&biw=1536&bih=763&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiX1biu7tPOAhUBEZAKHfbTCVAQ_AUIBigB#imgrc=_



Nenhum comentário:

Postar um comentário